quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Truques para passar a roupa mais rapidinho



Esse é o trabalho mais enjoado da casa. No verão então????


Criei alguns hábitos que amenizaram bastante o trabalho. 
Tudo começa com a forma com que colocamos a roupa para secar. 

Nada de lavar muita roupa ao mesmo tempo se não existe lugar para secar. Pendurar a roupa de qualquer jeito é fácil, seca do mesmo jeito, mas, na hora de passar, haja fôlego.


Arrumando o secador para evitar passar muita roupa. Parece complicado, mas, facilita bastante e com o tempo você fará isso muito rapidinho.

1- Lençol: Estique bem, abrindo as laterais, esticando completamente, de forma a ficar dobrado, exatamente ao meio no sentido vertical. Só use pregador, se for necessário Se o lençol for de casal, será colocado no secador, dobrado ao meio na largura e depois dobrado ao meio no comprimento. Depois de seco, retire peça por peça e já dobre como você gosta de guardar. Se desejar passar, reserve dobrado para facilitar sua vida.
2- Fronhas, toalhas de banho, toalhas de mesa, colchas e panos de prato: sempre bem esticados, usando a maneira já explicada para os lençóis.
3- Camisas e blusas de malha: procure bater peça por peça, verificando as mangas e golas para não ficar com rugas. Coloque para secar, pendurando na altura das cavas. Use o pregador no sentido horizontal, na altura da cava, sem deixar franzir.
4- Calças e bermudas: verifique bolso, bainha e cós e estique direitinho. Deixe tudo bem lisinho e arrumado. Pendure sempre pelas pernas e nunca pelo cós. Use os pregadores sempre no sentido horizontal, de forma a não criar rugas.
6- Camisa social: muito mais fácil colocar para secar em cabide. Arrume a gola, deixe bem esticada, verifique também os bolsos e punhos. 
7- Vestidos e saias: colocar essas peças em cabide ajuda muito na hora de passar.

Muito Importante: depois que a roupa estiver seca, tenha o cuidado de não embolar para guardar. Mantenha as peças miúdas dobradas apenas uma vez e bem arrumadas no cesto ou prateleira (aboli o cesto). Quanto mais você embolar a roupa, mais difícil será a tarefa de passá-la. O melhor é não acumular roupas para passar além de uma semana.

Agora é hora de pensar em passar as roupas.

- Separe as peças: lençóis, colchas, fronhas, roupas de malha, roupas que exigem o ferro mais quente, roupas mais difíceis de passar. Esse passo é fundamental para amenizar seu tempo com o ferro.
 
- Separe cabides e, se possível, passe a roupa perto dos secadores. Assim, você passa, coloca nos cabides e pendura nas varetas.
- Separe o borrifador de água e verifique se o ferro está limpo também.
Comece  pelas  roupas  mais difíceis. Roupas   de  linho  e  algodão demandam um tempo maior.
- Se você dobra roupas de malha, passe e vá apoiando no encosto de uma cadeira. Assim você ainda economiza na conta de luz.
- Depois de toda a roupa passada é hora de guardar. Como você separou por tipo de roupa, ficou fácil. Guarde primeiro as roupas que estão no cabide, depois dobre todas as malhas. Agora é guardar nos armários.
- Ainda assim, é uma tarefa muito chata.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário