quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Quem não quer uma cozinha bem limpinha???


Quem não sabe o trabalho que dá para manter uma cozinha limpa e impecável. 
Restos de comida e umidade no ambiente é uma condição perfeita para que os microorganismos se desenvolvam. E aqui eu falo não só da pia, mas dos panos de prato, esponja, fogão, microondas, piso, azulejos, geladeira..... Ou seja, todo o ambiente é perfeito para o desenvolvimento dos microorganismos.
Então, o que fazer??? Manter uma higiene perfeita não é tão difícil. Vamos as dicas.

Limpeza da pia

1- Use detergente, cloro ou sabão neutro. Misture esses produtos com água para limpar as bancadas de inox, sintético ou granito. 
2- Não esqueça de secar muito bem a pia com o rodo de plástico ou um pano bem limpinho. Retire toda a umidade.
3- Não vamos esquecer o ralo, este precisa de limpeza. 
4- Uma medida eficaz é tampar a pia e deixar uma mistura de 2 colheres (sopa) de água sanitária com um litro de água durante, no mínimo uma hora.
5- A esponja depois de usada deve ser bem lavada, torcida e guardada em local seco. Você pode desinfetá-la usando a mesma mistura indicada para a limpeza da pia.
6- Panos de Prato:  devem ser trocados sempre que estiverem bem úmidos. Procure lavar os panos de prato na própria pia da cozinha. Nunca com o resto da roupa da casa. Para desinfetá-los, use água quente e a solução com água sanitária. Depois de secos é muito importante passá-los com ferro bem quente.
7- Tábua de carne ou frios: Nunca de madeira, essas não servem, jogue fora. A faca danifica a madeira, tornando um local ideal para os microorganismos. Use as tábuas de polietileno ou vidro, são mais higiênicas e mais fáceis de limpar.  

8- Lixeiras de Pia???? Pode começar a se desfazer delas. Prefira lixeiras de chão com pedal. Assim você evita o contato das mãos com o lixo durante o preparo dos alimentos. Não deixe lixo orgânico dormir em sua casa. Troque diariamente o saco de lixo, além de evitar os microorganismos ainda evita insetos indesejáveis.
OBS: Para facilitar seu trabalho enquanto prepara seus alimentos, use um saco plástico somente para lixos orgânicos durante o preparo. 

Eletrodomésticos

Geladeira e Freezer: para fazer a limpeza interna desses eletrodomésticos use a solução de dois litros de água para uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Enxugue bem. A limpeza da parte externa pode ser feita com água e sabão neutro. 
Microondas: a parte interna é fácil de limpar: um pano úmido com sabão ou detergente e mais nada. Seque bem. A parte externa e o painel de controle, você limpa da mesma forma que a geladeira ou freezer.
Fogão: use uma esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Enxague bem e seque com pano seco e macio. A sujeira mais pesada pode ser removida com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maça. Não use produtos corrosivos nem removedores no fogão e forno.
Lave os queimadores com esponja, seque e deixe aquecer no lugar por um minuto, secam completamente, aumentando sua vida útil.
Outros eletrodomésticos: Utilize sempre a mesma solução de sabão neutro e água para limpar. Cuidado especial com liquidificador. Verifique se não ficou nenhum resíduo nas lâminas e se seu liquidificador for antigo, solte o copo da base, lave separado as lâminas e o copo. Seque bem, antes de guardar.
Piso e Azulejo
Comece a limpeza dos azulejos pelos rejuntes, onde a sujeira fica mais acumulada. Retire essa sujeira com auxílio de uma escovinha. Use a mistura de 2 litros de água com uma xícara (chá) de vinagre branco. Os azulejos ficam limpos e completamente brilhantes. Não esqueça de passar um pano seco depois que os azulejos já estiverem secos.
Piso: uma dica simples é preparar a mistura de água e água sanitária. Para cada litro de água use 2 colheres (sopa) de água sanitária. Não use detergente, sabão em pó ou qualquer outra mistura para não anular a ação desinfetante da solução.  No dia-a-dia use oito gotinhas de detergente para cada litro de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário