domingo, 7 de outubro de 2012

Cuidados com os Idosos em Nossa Casa

Precisamos dobrar os cuidados em nossa casa quando estamos convivendo com idosos. Quedas nessa faixa etária é muito perigoso. 
Veja algumas dicas importantes e que você pode fazer para prevenir acidentes.

- Área Externa
Se você mora em casa, observe desníveis do solo. Esses pequenos desníveis passam a ser um "perigo" constante. Cubra com tapetes ou capachos, presos ao chão ou, prepare rampas (esta ainda é a melhor opção) para evitar as quedas.

- Quarto
Mesa de Cabeceira - pode ser um excelente recurso para ajudar na hora de se levantar, portanto, deve estar fixada ao chão ou parede, evitando que se desloque caso o idoso precise usá-la como apoio. 

Cama - altura entre 45 e 50 cm, contando o colchão. A pessoa deve conseguir apoiar os dois pés no chão ao sentar na cama, evitando assim as tonturas. 

Banheiro 

É necessário instalar barras de segurança, porque servem como apoio na hora do banho e na hora de se levantar do vaso sanitário.

Além disso, o piso precisa ser antiderrapante. Importante também é eliminar prateleiras de vidro e superfícies cortantes dentro dos banheiros.

Cozinha

Os objetos de uso frequente devem ficar em locais de fácil acesso. Um carrinho bem estruturado pode ajudar a mover utensílios e vasilhas da cozinha para outros ambientes, sem que o idoso precise fazer grande esforço físico.

Sala
Sofás e poltronas devem ter altura média de 50 cm e profundidade entre 70 e 80 cm, facilitando na hora de levantar. 
Tapetes - ou precisam ser eliminados ou totalmente fixos com fita adesiva (faça sempre a manutenção da fita adesiva, evitando que as bordas do tapete fiquem salientes).Móveis - o ambiente precisa estar o mais livre possível, sem móveis baixos e obstáculos. Mesas de centro não devem mais fazer parte do ambiente. A melhor opção são as mesas de canto.   

Todos os ambientes precisam ser bem iluminados e mudanças na arrumação dos móveis devem ser evitadas, já que os idosos passam a ter mais dificuldade no enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário